Josias assume negociação com prefeito mas diz que PT fica na oposição
Em primeira mão. Desembarcou agora à tarde em Ilhéus o deputado federal Josias Gomes, do PT. Ele chega com a missão de tentar intermediar um acordo para pôr fim à greve dos servidores públicos. Josias foi chamado pelos sindicatos envolvidos na paralisação e, no início da noite, participou de uma reunião com líderes que contou com a participação de quatro dos seis segmentos dos servidores públicos que estão em greve.
A participação de Josias na tentativa de acordo, entretanto, não representa, segundo o parlamentar, uma aproximação do Partido dos Trabalhadores ao governo municipal. "A população de Ilhéus escolheu Jabes para governar e o PT para lhe fazer oposição. É assim que vai ser", disse, com exclusividade, ao Jornal Bahia Online.
De acordo com o parlamentar, o PT não poderia permitir a continuidade do impasse, na medida em que é um partido importante na cidade e sua candidata, a professora Carmelita Ângela, obteve na última eleição 30 por cento dos votos válidos.
Josias disse que aceitou interceder, considerando que foi o deputado federal mais votado na cidade e não poderia ficar à margem deste debate.
O Jornal Bahia Online adianta, também com exclusividade, a proposta que o parlamentar levará ao prefeito, com o objetivo de acabar com o movimento grevista: Jabes Ribeiro garantiria o equivalente ao reajuste da inflação no período, que, em geral, seria um aumento de cinco por cento para os servidores.
A proposta tem o respaldo dos sindicatos.
Agora há pouco, Jabes e Josias se falaram por telefone. Jabes está em Salvador. Um encontro foi marcado para esta quinta-feira, na capital, entre as duas lideranças.